quinta-feira, 29 de setembro de 2016

As gravações históricas de música indígena (Theodor Koch-Grünberg e Emil Snethlage), sua repatriação digital/ disponibilização no Brasil e inserção nas comunidades indígenas atuais.




 Projeto As gravações históricas de música indígena (Theodor Koch-Grünberg e Emil Snethlage), sua repatriação digital/ disponibilização no Brasil e inserção nas comunidades indígenas atuais

 Comunidade Tunuí - Cachoeira, Rio Içana. Fotografia: Ray Baniwa, 2015.


 Vista de Yauareté. Fotografia: Lohana Gomes, 2012.

O projeto “As gravações históricas de música indígena (Theodor Koch-Grünberg e Emil Snethlage), sua repatriação digital/ disponibilização no Brasil e inserção nas comunidades indígenas atuais”, coordenado pelo pesquisador Ricardo Pamfilio de Sousa, da Associação Nacional de Ação Indigenista – ANAÍ; Associação Meio Ambiente, Educação e Idosos - AMEI, em parceria com a Fundação Pierre Verger, Universidade Federal da Bahia e com o Grupo de Pesquisa Música e Identidade na Amazônia – GPMIA e do Laboratório de Etnomusicologia da Universidade Federal do Pará, tem como objetivo a inserção e disponibilização das gravações de Theodor Koch-Grünberg e Emil Snethlage como proposta de repatriação de gravações históricas, incluindo todos os materiais de textos acessíveis sobre a questão (escritos pelos próprios pesquisadores ou sobre eles), além dos materiais a serem gerados que aprofundam a inserção dos materiais nas comunidades descendentes (ou próximas àquelas que foram envolvidas na geração dos materiais), através da sua inserção na plataforma Tainacan, bem como nos sites das instituições parceiras, ANAÍ e AMEI. O projeto foi contemplado com o Minc/UFPE 2015: Memória dos Povos originários do Brasil e está sendo realizado com o apoio e acompanhamento da Federação das Organizações Indígenas do Alto Rio Negro - FOIRN.
Theodor Koch-Grunberg realizou gravações no Rio Negro em 1911-1913 na cidade de São Felipe com músicos das etnias Baniwa, Desana e Tukano. São oito faixas com gravações de músicas do Alto Rio Negro, contendo cantos e músicas de japurutú.
O projeto prevê a entrega de exemplares originais dos CDs produzidos pelo Arquivo Fonográfico de Berlim, com as gravações do pesquisador alemão, bem como conversas com lideranças locais sobre as músicas que constam nessas gravações. 
Serão realizadas reuniões com os pesquisadores do projeto, as lideranças indígenas e demais interessados no tema nos dias 06 e 07 de outubro de 2017 na Maloca da FOIRN. Na ocasião, será organizado um Varal Fotográfico com obras do fotógrafo indígena Ray Baniwa e da pesquisadora Lohana Gomes. Posteriormente, serão realizadas audições das faixas contendo músicas gravadas pelo pesquisador alemão.

Equipe do projeto:
Ricardo Pamfilio - AMEI
Angela Luhning - UFBA
Líliam Barros - UFPA

Cronograma de atividades em São Gabriel da Cachoeira


06.10
Manhã
- Montagem do varal fotográfico
- 12:00 – 15:00 – almoço

Tarde – Reunião com lideranças
- 15:00 –Audição das gravações de Koch-Grunberg
- 16:00 – Diálogo com lideranças.
.
07.10
Manhã - Reunião com lideranças
10:00 – audição das gravações de Koch-Grunberg
11:00 - Diálogo com  lideranças.



3 comentários:

  1. Tenho cópias de gravações do Musée de l'Homme, Paris, feitas na dácada de 1950:
    -- Musique Indienne: gravações por Simone Dreyfuss-Roche no Pará, Mato Grosso e Santa Catarina. LP 12" com textos e fotos, que recebeu um Grand Prix du Disque;
    -- Amazonie: disco LP 10" com fotos e textos, gravado por Bertrand Flornoy com índios Iawa e Bora, da Amazônia peruana.

    Gostaria de enviar essas cópias a vocês.
    Flavio Silva
    flazil@terra.com.br

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Flavio Silva, muito obrigada pelo seu comentário. Desculpe a demora em responder, chegamos ontem do Rio Negro. Seria ótimo receber cópias de suas gravações. Vamos escrever para seu email pessoal. Mais uma vez obrigada.

    ResponderExcluir
  3. Esse material está em alguma plataforma digital para que possamos escutar?

    ResponderExcluir